segunda-feira, 25 de abril de 2011

OFICINA DE ESCRITA




Era uma vez um reino chamado Perpignan, cujo rei era Heliot que tinha dois filhos chamados Pierre e William Galvão. Pierre era dos dois irmãos o mais velho e desejava o trono de Perpignan, mas o rei Heliot, sabendo desta ganância, destinou que iria dividir o seu reino em dois.
Pierre sabendo do plano que o seu pai queria executar, matou-o como forma de revolta, mas o plano de Heliot já tinha sido executado, dividindo-se o reino de Perpignan nos reinos de Morvan e de Ardenes.
William, o filho mais novo do rei, ficou com o reino de Ardenes e Pierre com o reino de Morvan. Pierre, extremamente revoltado, começou a destruir tudo o que os seus antepassados haviam construído, saqueando o povo e matando os rebeldes que a ele se opunham.
William, sabendo o que se passava, decidiu partir com o seu exército em direcção a Morvan. Pierre, consciente da possível chegada do seu irmão, ordenou ao seu exército que fizesse frente a William.
Enquanto o exército de Pierre se preparava para a batalha, William falava com os habitantes de forma a saber o que Pierre havia feito; após ouvir muitos testemunhos, William percebeu que o seu irmão era cruel, malévolo, aterrorizador e muito vingativo.
A cerca de cinco quilómetros de Mortete (capital de Morvan), os dois exércitos, finalmente, encontraram-se, preparando-se para algo histórico. Entraram em confronto para guerrear até à morte. Após a batalha, Pierre, perdendo todo o seu poder, foge para o seu castelo seguido de William. Já dentro do castelo, na sala do trono, William desembainha a sua espada e entra em confronto com o seu irmão. Pierre, mostrando-se muito forte e duro, ainda resistiu, mas, por fim, William venceu-o, cravando-lhe a sua espada no coração. Com esta vitória, William seguiu em cortejo até Ardenes. Já em Nosterno (capital de Ardenes), William, feliz e bastante aplaudido, celebrou a sua vitória com um grande banquete.

João Santos e Inês Viegas

Sem comentários:

Enviar um comentário