sábado, 13 de novembro de 2010

CONCURSO "DIREITOS DA CRIANÇA: EU TENHO DIREITOS"


A CPCJ de Évora lançou o Concurso "Direitos da Criança: eu tenho direitos". A Daniela Alvarinho, a Nicole Antunes e o Pedro Latas aceitaram o desafio e participaram na modalidade escrita criativa. O Pedro, o nosso músico, também concorreu na modalidade musical e, ao que parece, com sucesso... Mas, enquanto aguardamos pelos resultados, partilhamos o texto levado a concurso pela Nicole. Brevemente, publicaremos os textos do Pedro e da Daniela ...

Eu tenho o direito de olhar o céu,
Eu tenho o direito de olhar o mar
Tenho direito a ir à escola
E ter um sítio onde ficar.



Um lugar onde me sinta bem,
Onde possa sorrir e brincar
Ter pessoas que gostem de mim
E amigos para me ajudar.



Tenho direito a ter uma família,
Alguém com quem contar
Que me mantenha em segurança
E onde eu possa ir chorar.



Tenho direito a conviver,
A andar e a explorar
Imaginar formas nas nuvens
Correr, pular e saltar.



Tenho direito a ter oportunidades
E a decidir o meu futuro
Para onde quero ir
E onde estou mais seguro.



Tenho direito a ter um quarto,
Uma cama onde me deitar
Um livro para ler
E uma mesa onde estudar.



Tenho o direito de jogar
À macaca ou às escondidas
Posso escrever, patinar
Saltar à corda ou fazer corridas.


Tenho direito a viver
Porque o mundo é para todos
Sejam amarelos, vermelhos ou azuis
Sejam magros, gordos ou loiros.



Tenho direito a ter privacidade
A guardar os meus segredos
A escrever no meu diário
Os meus amores e os meus medos.



Sou uma criança feliz,
Tenho a sorte de ter este direito
Mas gostava que, de Luanda a Paris,
O mundo fosse assim tão perfeito!


Nicole Antunes, 7ºE





Sem comentários:

Enviar um comentário