domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mais páginas do diário do Cavaleiro da Dinamarca


Todos viajámos com O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, contudo, cada um fez a sua viagem de forma pessoal e distinta. Os textos produzidos demonstram como a leitura é um viagem pessoal e única em que cada um segue o seu trilho com emoções, sentimentos e experiências muito diferentes...


Quarta-feira, 13 de Março

Cheguei a Veneza com o Mercador. Fiquei maravilhado com tudo o que vi, é tudo tão belo!
Veneza é uma cidade construída sobre as águas, as ruas são canais onde deslizam estreitos barcos finos e escuros, os palácios crescem das águas que reflectem os mármores, as pinturas, as colunas nas águas verdes. Também reparei que os homens estavam vestidos de damasco e as mulheres arrastavam no chão a orla dos vestidos bordados. As mais belas canções, risos, sinos e vozes enchiam aqueles dias de muita alegria.
Nunca tinha visto nada igual! É tudo tão diferente da minha cidade. Fiquei tão pasmado com aquela beleza que acho que o Mercador reparou.
Chegámos a casa do Mercador, um palácio lindo de grandes salas de mármore. Ele hospedou-me com todo o gosto e estivemos a conversar até anoitecer. Quando chegou a hora da festa, diverti-me imenso e também conheci novas pessoas com quem fiz amizade.
Havia uma mesa, uma mesa enorme onde os criados pousavam grandes travessas. Pelo menos com aquilo tudo ia engordar uns cinco quilos.
No final da noite, fui para a varanda apreciar Veneza. Nunca me iria cansar de ver tanta beleza, então reparei num palácio ainda mais belo do que o do Mercador.
Passado uns minutos, este chegou e eu perguntei-lhe de quem era aquele palácio tão maravilhoso. Ele respondeu-me que agora era só de um velho chamado Jacob Orso, mas antes também era de Vanina, a rapariga mais bonita de Veneza. Jacob Orso era o seu tutor, pois Vanina era órfã de pai e mãe. Contou-me que, num certo dia, tinha chegado àquela cidade Guidobaldo, que se apaixonou por Vanina e esta por ele. Tiveram encontros às escondidas, sempre na varanda, e acabaram por perceber que estavam muito apaixonados. Um dia, Guidobaldo foi ter com Jacob Orso para pedir Vanina em casamento, este recusou, pois Vanina já estava prometida a Arrigo (um velho feio de quem Vanina não gostava nada). Então, no dia seguinte, fugiram juntos e nunca mais se soube nada deles.
Achei a história maravilhosa! Desde pequeno que adoro as histórias de amor que a minha mãe me contava. Comecei a pensar o que seria feito deles? Será que ainda estão juntos e têm muitos filhos? Espero bem que sim, porque um amor daqueles é para sempre.


Segunda-feira, 11 de Abril
Já estou em Veneza há um mês. Nem dei por o tempo passar, foi tudo tão rápido!
Visitei a cidade de uma ponta à outra sem nunca me cansar de admirar tanta beleza. Visitei todos os museus, palácios, ruas, igrejas... tudo.
Estava na varanda a olhar Veneza (passava lá os meus dias e quando não estava lá, estava a visitar a cidade) quando veio ter comigo o Mercador que me propôs ficar na cidade e associar-me aos seus negócios.
Não estava à espera e fiquei calado por uns minutos, tinha que ouvir a pergunta de novo na minha cabeça. Tinha que admitir que me apetecia bastante dizer sim. Ficar naquela cidade é o sonho de qualquer um, no entanto, tinha prometido à minha família que chegaria neste Natal. Então disse que não ao Mercador e expliquei os motivos da minha recusa. Este ficou um pouco em baixo, mas compreendeu e respondeu que eu era um grande homem. Fiquei um pouco envergonhado e sorri-lhe. Também lhe disse que partiria daí a três dias. Resolvemos, então, aproveitar todos os segundos antes de eu partir.


Quinta-feira, 14 de Abril
Estava na hora de partir. O Mercador emprestou-me um cavalo para me ajudar no caminho de volta e também me deu cartas de apresentação para os homens mais poderosos das cidades do Norte de Itália. Assim, eu seria bem recebido em toda a parte.
Despedi-me do Mercador e fui até à varanda pela última vez. Iria ter muitas saudades de Veneza e dos amigos que aqui fizera. Não consegui conter-me e soltei uma lágrima.
Despedi-me mais uma vez do Mercador, montei-me no cavalo e segui viagem até Génova.

Raquel Copeto

1 comentário:

  1. Sem dúvida que o teu esforço deu resultado. Ainda por mais com os incidentes que te ocorreram. Bom, está lindo continua o bom trabalho.:)

    ResponderEliminar