quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




A Nicole foi convidada a apresentar o poema da sua autoria “EU TENHO DIREITOS”, nas comemorações municipais do Dia da Criança, que decorreram hoje no Jardim Público de Évora. É de relembrar que este foi o poema vencedor do concurso "Direitos da Criança: eu tenho direitos", promovido pela CPCJ de Évora, que decorreu de 1 a 18 de Junho. Uma mensagem de esperança para todas as crianças.


OS DIREITOS DA CRIANÇA

Eu tenho o direito de olhar o céu,
Eu tenho o direito de olhar o mar
Tenho direito a ir à escola
E ter um sítio onde ficar.

Um lugar onde me sinta bem,
Onde possa sorrir e brincar
Ter pessoas que gostem de mim
E amigos para me ajudar.

Tenho direito a ter uma família,
Alguém com quem contar
Que me mantenha em segurança
E onde eu possa ir chorar.

Tenho direito a conviver,
A andar e a explorar
Imaginar formas nas nuvens
Correr, pular e saltar.

Tenho direito a ter oportunidades
E a decidir o meu futuro
Para onde quero ir
E onde estou mais seguro.

Tenho direito a ter um quarto,
Uma cama onde me deitar
Um livro para ler
E uma mesa onde estudar.

Tenho o direito de jogar
À macaca ou às escondidas
Posso escrever, patinar
Saltar à corda ou fazer corridas.

Tenho direito a viver
Porque o mundo é para todos
Sejam amarelos, vermelhos ou azuis
Sejam magros, gordos ou loiros.

Tenho direito a ter privacidade
A guardar os meus segredos
A escrever no meu diário
Os meus amores e os meus medos.

Sou uma criança feliz,
Tenho a sorte de ter este direito
Mas gostava que, de Luanda a Paris,
O mundo fosse assim tão perfeito!


Nicole Antunes, 7ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário