terça-feira, 10 de maio de 2011

AS NOSSAS LEITURAS










O PRINCIPEZINHO, de Antoine de Saint-Exupéry, lido e interpretado por Luís Ramalhosa

As personagens de que mais gostei foram o principezinho, o narrador e a raposa. O principezinho tem uma maneira engraçada de dizer as coisas e por ser muito curioso, sempre que faz uma pergunta, não desiste até lhe responderem. O narrador porque tem muito sentido de humor e gostava que as pessoas tivessem um pouco de crianças dentro delas e a raposa porque o diálogo entre ela e o principezinho é muito giro, pois ela mostra-lhe como se faz um amigo.

As personagens de que menos gostei foram o geógrafo e o homem de negócios, porque o geógrafo achava-se muito importante, pois nunca saía do seu gabinete e dizia que precisava de ter exploradores que lhe contassem as suas descobertas para ele tomar nota no livro de registos. O homem de negócios por só se interessar em contar as estrelas, até foi um pouco mal-educado, pois nem cumprimentou o principezinho.

O lugar descrito que mais me impressionou foi o Planeta do principezinho, pois era muito pequenino, só tinha três vulcões, dois em actividade e um extinto, um embondeiro e uma flor.

O momento da acção que gostaria de ter vivido foi o diálogo entre o principezinho e a raposa e a forma como eles se tornaram amigos. Gostei da forma como a raposa ensinou como se “prende” uma pessoa a outra.

Não me agradou muito o desfecho da história porque tem um fim triste, o principezinho acaba por morrer, no entanto, o narrador fica consolado pois tem a certeza de que o principezinho voltou para o seu planeta, porque quando acorda de manhã o corpo do principezinho já tinha desaparecido.


Aconselho este livro aos meus amigos porque é um livro com muita imaginação, com sentido de humor e porque nos ensina a perceber que as coisas que importam às vezes não estão visíveis.

Indica 3 boas razões para aconselhares um colega teu a ler este livro:

1ª:
A imaginação do narrador leva-nos ao mundo do principezinho;

2ª: Tem sentido de humor;

3ª: Tem ilustrações muito engraçadas.

Transcreve as frases / expressões que tenhas particularmente apreciado e que gostarias de partilhar com a tua turma.

“É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos”

“Infelizmente, eu não sei ver ovelhas através de caixas, talvez esteja um bocado parecido com as pessoas grandes. Devo ter envelhecido”

Apresenta a tua opinião em relação a este livro:
Gostei do livro O Principezinho porque faz-nos pensar que devemos dar mais valor a coisas simples como a amizade, não importa se é por uma flor ou um animal, o importante é ter amigos.

Assunto / Resumo

A história é contada pelo narrador que teve uma avaria no avião e aterra em pleno deserto do Saara. Foi aqui que ele conheceu o principezinho, quando este lhe pede para ele desenhar uma ovelha.
O principezinho era um rapaz normal que vivia num asteróide que tinha três vulcões, dois activos e um extinto, um embondeiro e uma flor. Mas um dia decide visitar os outros asteróides que se encontravam na zona. No primeiro vivia um Rei, que não tinha ninguém sobre quem reinar, pois era o único naquele asteróide. No segundo planeta vivia um vaidoso, no planeta seguinte vivia um bêbado. No quarto planeta vivia um homem de negócios, no quinto planeta, que era o mais pequeno de todos, só havia espaço para um candeeiro e um acendedor de candeeiros.
No sexto planeta vivia um geógrafo que o aconselhou a visitar o planeta Terra.
O sétimo planeta foi a Terra, onde encontrou uma serpente em África, um jardim cheio de rosas iguais à sua flor, conheceu a raposa e o vendedor. Todas estas aventuras foram contadas ao seu amigo aviador.
Por fim, o principezinho quer voltar para o seu planeta pois já tem saudades da sua flor, e como sabe que a serpente que encontrou tinha o poder de o fazer regressar, então ele decide ir ter com a serpente e, no dia seguinte, quando o narrador acorda, o corpo já tinha desaparecido.
Luís Ramalhosa

Sem comentários:

Enviar um comentário