domingo, 1 de maio de 2011

AS NOSSAS LEITURAS



DIÁRIO DE UM BANANA, DE JEFF KINNEY, PARTILHADO PELA NICOLE ANTUNES


Tive muita dificuldade em escolher as minhas personagens preferidas, uma vez que todas contribuem para a complexidade do livro, dando um pouco delas próprias ao sentido do mesmo.
As personagens de que mais gostei foram Greg, a personagem principal e Rowley, o seu melhor amigo porque de uma situação simples conseguiam divertir-se imenso, sendo eles quem principalmente dá piada ao livro. Gostei ainda muito destas personagens, principalmente do Greg, pois admirei o seu modo de pensar, conseguindo assim, transmitir aos leitores o dia-a-dia de um rapaz no Ensino Preparatório. Uma das coisas que me prendeu ao livro foram as alhadas em que estes se metiam, conseguindo, quase sempre, dar a volta à situação, de uma maneira ou de outra.
São personagens muito divertidas e com uma maneira de ser muito própria.

As personagens de que menos gostei foram… Gostei de todas as personagens, pois, como já referi, todas nos prendem à leitura do livro, entusiasmando-nos para a continuação da leitura do mesmo.


O momento da acção que gostaria de ter vivido foi no Dia das Bruxas, quando Greg e Rowsley foram para uma zona chamada Beco da Motosserra pedir «doce ou travessura». Daí saiu um rapaz enorme com uma máscara de hóquei com uma motosserra verdadeira, segundo o que lhes disse Rodrick, seu irmão mais velho. Os dois amigos correram para casa de Greg, quando a sua mãe parou o rapaz da motosserra. Ao fim de algum tempo, perceberam que a motosserra era de borracha.
A perseguição do rapaz com a motosserra foi um momento sinistro, mas hilariante quando perceberam que a motosserra era de borracha.

Agradou-me o desfecho da história porque foi criativo: Greg ficou com o «toque do Queijo», tendo a sua mãe arruinado as suas hipóteses de ser o palhaço da turma, dando uma aula de substituição de História à sua turma, Rowsley foi assim, eleito palhaço da turma no livro de curso.
O nosso autor (Greg), não quis partilhar connosco as últimas novidades dos seus pais e irmãos.
Mas atenção, este ainda é o primeiro «Livro de Memórias» de Greg!
Aconselho este livro aos meus amigos e não só ( uma vez que é um livro bom para todas as idades ) porque é divertido, relata o que podia ser o percurso do Ensino Preparatório de qualquer um, dando-nos assim a perspectiva da vida de Greg, a personagem principal que escreve o diário (segundo ele “Livro de Memórias” ). É um livro de boa leitura que nos agarra a cada episódio e aventura de Greg.

Transcreve as frases / expressões que tenhas particularmente apreciado e que gostarias de partilhar com a tua turma.

«Fiquei fulo quando descobri que tinha ficado no grupo dos Dotados, porque isso só significa mais trabalho.»

«A única razão para eu sair da cama ao fim de semana é não conseguir suportar o sabor do meu próprio hálito ao fim de algum tempo.»

«Tecnicamente, o Rowley é o meu melhor amigo, mas isso está sujeito a alterações.»

«Já disse ao Rowley pelo menos um bilião de vez que, agora que estamos na preparatória, temos de dizer
«fazer cenas », não « brincar ». »

« Felizmente para nós, o que o Greg diz e o que realmente faz são duas coisas muito diferentes. »
- Frase Predilecta do Autor.


Apresenta a tua opinião em relação a este livro:
Na minha opinião, este livro é muito divertido e engraçado, sendo todo ele repleto de desafios e aventuras. É o livro indicado para passar bons momentos sem exercer muito esforço por parte da leitura.


Assunto / Resumo
Este livro trata da vida de Greg, um adolescente da escola Preparatória. Greg tem dois irmãos, Rodrick, irmão mais velho que lhe faz a vida negra e Manny, o seu irmão mais novo que os pais tanto protegem.
O melhor amigo de Greg é Rowsley, um rapaz « com poucos parafusos », diz Greg, ao qual, segundo ele, apenas se juntou por pena.
Neste diário, «Livro de Memórias» segundo Greg, fala-se das aventuras desta família.
Para ele, na escola os alunos deviam estar divididos por alturas para ser mais fácil definir o mais popular.
Cada página trata de uma aventura e dos desafios da vida de Greg e das alhadas em que este, juntamente com Rowsley, se mete.
É um livro fascinante da vida de um adolescente!


Nicole Antunes








Sem comentários:

Enviar um comentário