sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

UMA HISTÓRIA DE VAMPIROS


Hoje, na aula de Língua Portuguesa, a Raquel apresentou os quatro livros da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer. Os principais acontecimentos de Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer foram relatados numa sequência bem estruturada. Tarefa bastante complicada, mas bem sucedida.
Mostrou-nos como o amor arrebatador entre uma jovem comum e um vampiro é temperado com muito suspense, acção, perigo, mistério, seres sobrenaturaisUma leitura de tirar o fôlego!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PARLAMENTO DOS JOVENS

O João Santos está de parabéns! Hoje, na sessão escolar, foi eleito deputado para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens que decorrerá no dia 14 de Março, no auditório da DRE Alentejo. O João Lima ficou como deputado suplente.
Deve salientar-se a forma responsável como os elementos da lista D (a nossa lista) desempenharam o seu papel ao longo desta etapa. Um agradecimento muito especial à Carolina e à Nicole que se responsabilizaram pelos cartazes da campanha.
Acreditamos que a Violência em Meio Escolar tem de ser combatida, por isso, propusemos as nossas medidas para minorar o problema, reflectimos, discutimos e debatemos as nossas opiniões e pontos de vista. Um verdadeiro exercício de CIDADANIA.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

OS PRESÉPIOS QUE CRIÁMOS NA DISCIPLINA DE FRANCÊS











Os alunos do 7º E “puseram mãos à obra” e construíram presépios no âmbito da disciplina de Francês. Objectivo? Legendar as figuras alegóricas e aplicar o vocabulário natalício em língua estrangeira.
Na generalidade, os presépios primaram pela originalidade e a maioria dos alunos mostraram-se empenhados na actividade.
Esperamos que gostem!

sábado, 15 de janeiro de 2011

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS




Na sexta-feira, dia 14 de Janeiro, o Pedro Latas fez uma apresentação muito pessoal e sentida de O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne. Além de ter partilhado o enredo do livro, apresentando as personagens e os locais em que decorreu a acção, exteriorizou a sua indignação e amargura perante um regime tão atroz como o Nazismo, falando de campos de concentração e do extermínio de milhares de Judeus.
Uma apresentação que nos mostrou como LER é viajar, viver outras realidades, testemunhar e conhecer o passado para evitar que, neste caso, a História se repita...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A MARISA CHEGOU À FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Ontem, dia 5 de Janeiro, na Biblioteca Escolar, teve lugar a selecção dos alunos para a fase distrital do CNL. Houve sete participantes que, durante as férias de Natal, leram o livro Marley & eu, de John Grogan e, ontem, puseram à prova os seus conhecimentos sobre a obra, realizando um teste escrito. A Marisa Passos, da nossa turma, ficou apurada. Parabéns e continuação de muitas e boas leituras, a fase distrital assim o determina.

Também a Carolina Martins e a Nicole Antunes tiveram um bom resultado, mas num concurso perde-se por um simples ponto e assim foi... Ganharam, no entanto, uma enriquecedora e aprazível experiência de leitura e esse é o grande objectivo deste concurso.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Abyssus Abyssum, mais um final alternativo


(…) A sua vida em risco por uma simples acção de desobediência.
- Quem nos acode! Socorro! -disse o Manuel.
- Nós arrependemo-nos de todos os pecados e injúrias que fizemos! De todas as trapalhices e coisas más que praticámos! – citou António com a alma aos gritos.
Nesse momento, o barco embateu contra uma rocha e os rapazes, com a dura verdade a atravessar-lhes a alma, desmaiaram de dor. A estrela feiticeira, mais brilhante do que nunca, mudou a corrente da morte para a corrente da salvação, do desespero para o alívio. De manhã, os rapazes, mais vivos que nunca, olharam para a abóbada celeste e sentiram calmaria, alegria e alívio. Num último olhar, viram que a única estrela no céu não era o Sol, mas sim Vésper, a deusa da vida e da morte, rainha do Universo e para lá do que existe. Cansados, tentaram não adormecer, mas o corpo, e não a alma, levou a melhor. Passado algum tempo, ouviu-se uma voz ensurdecedora:
-Manuel, meu querido, e António, meu bebé! Acordem! Não me deixem sozinha neste mundo de dor!
Os rapazes reconheceram a voz, e por milagre acordaram:
-Mamã, perdoa-nos por tudo o que fizemos. -disse o António cheio de dores.
-Nunca mais me façam isto! – disse a mãe, abraçando-os fortemente.
-Juramos que nunca mais acontece.
Esta é a historia do António e do Manuel.

“Claro que isto nunca mais vai acontecer.
Não nos tempos de hoje,
não nos tempos que correm.”


Nota: O texto em itálico foi retirado de Rapaz do Pijama às riscas, de John Boyne


Texto de Pedro Latas, 7ºE

domingo, 2 de janeiro de 2011

ESTRELAS OBEDIENTES


No período passado, estudámos o conto Abyssus Abyssum, de Trindade Coelho, e foi-nos proposto que imaginássemos um final diferente para a narrativa. A Daniela Alvarinho criou um final bem diferente do original, mais feliz e muito bonito.


Até que por fim, prostrados da fadiga e das lágrimas, de novo se deixaram adormecer, era já alta noite.
No meio da escuridão, acordaram, de repente, ouvindo gritos ruidosos. Pensaram que era alguém à procura deles e logo começaram a gritar:
-Socorro, socorro, alguém acuda, socorro!
Mas ninguém respondia, tudo estava calmo, começando pela estrela feiticeira, que parecia mais luminosa. As águas do rio estavam calmas, as brisas do vento suspiravam como leves almofadas de penas que pairavam no ar. A manhã fazia-se e não surgia nenhuma pista de alguém que os viesse ajudar. No ar pairavam milhões de estrelas, mas nenhuma tão bonita como a estrela feiticeira.
No ar luminoso da noite amanhecida, os rapazes repararam numa coisa estranha, era a estrela, estava a descer e a transformar-se em humana.
Os rapazes ficaram admirados e logo e o António exclamou:
-É uma pessoa e vem buscar-nos! - O Manuel não respondeu, ficou calmo, a olhar para a estrela e para o seu irmão.
Num brilho luminoso de radiação, a estrela acabara de se transformar numa mulher que era nem mais, nem menos, que a sua mãe, que os viera buscar. Os dois rapazes ficaram cheios de inquietação, pensaram estar a alucinar, mas não, não estavam a alucinar, era real! Na verdade, os dois rapazes tinham medo, porque a sua mãe não era boa para eles. Porém, desta vez, a sua mãe viera em paz e tinha-se transformado numa pessoa boa, na realidade, só fora má para lhes mostrar que é importante ser obediente e como a desobediência pode levar a erros.



Daniela Alvarinho, 7ºE

Um presente muito especial


O David Sezões e o João Mataloto fizeram um pequeno texto de Natal. O João iniciou o texto e o David deu-lhe uma continuação e conclusão. Fica a nostalgia do último Natal, agora que o Ano Novo começou...


Gostaria de passar o Natal com toda a minha família no monte da Chaminé, como era dantes. Nessa altura, a família juntava-se e era uma alegria! A sala de jantar ficava toda decorada, todos ficávamos ansiosos para que aparecesse o Pai Natal.
Numa dessas ocasiões, enquanto esperava, fui fazer a carta para o Pai Natal. Depois coloquei a bota na chaminé.
No dia seguinte já era véspera da noite de Natal. Estávamos ansiosos pelo dia seguinte para conviver e, principalmente, para abrir as prendas. Nesse dia, não parei sossegado com a ansiedade e excitação de ver o que iria receber e de saber se a minha família iria gostar dos presentes. Chegou a noite e fui-me deitar.
No dia seguinte, quando acordei, desejei Feliz Natal a toda a família, depois fui ver se tinhas mais prendas debaixo da árvore de Natal. Já tinha lá duas, uma para mim e outra para o meu irmão. Finalmente, chegou a hora de jantar. Após o jantar, esperei pela meia-noite para abrir os presentes. Quando comecei a abri-los, vi que a minha primeira prenda foi uma PSP com dois jogos incluídos, seguidamente fui abrir a segunda prenda e ganhei umas botas e um conjunto de roupa. O terceiro e último presente foi o melhor: um cavalo e as respectivas selas! Quando vi o cavalo emocionei-me! Foi um presente de toda a família! Juntaram-se e compraram-me um cavalo tão lindo! Era preto e branco, um lusitano puro! Foi o meu melhor presente de Natal!