terça-feira, 29 de março de 2011

PARTILHANDO LEITURAS COM O PAI DA LEONOR


Gostamos de receber convidados na nossa sala de aula, sobretudo quando vêm falar de hábitos e experiências de leitura. Hoje desfrutámos de agradáveis momentos com o pai da Leonor que veio confessar-nos o seu gosto pelos livros e partilhar o conto Ladino”, do livro Bichos, um clássico da literatura portuguesa cujo autor é Miguel Torga.

Em Bichos, Miguel Torga inventa um mundo de bichos humanizados. Bichos personagens, mas sentindo e agindo como se de humanos se tratassem. Amizade, traição, amor, ódio e ambição desfilam pelo livro, sendo tratados como uma lição essencial de vida. Bichos é, também, o retrato fiel do viver trasmontano, um mundo agreste, dominado pela aspereza das montanhas, a magreza das terras e a solidão do tempo. A linguagem, simples mas cuidada, é uma das mais belas expressões da cultura popular, neste caso, transmontana. "Ladino" foi o conto que tivemos o prazer de ouvir. É a história de um pardal manhoso e espertalhão, mas que, inicialmente, teve medo de voar…

Bichos, uma excelente sugestão de leitura para as férias da Páscoa.

segunda-feira, 28 de março de 2011

UM POSTAL PARA MARIA TERESA MAIA GONZALEZ

UM POSTAL VALE MIL IDEIAS


Cara Maria Teresa Maia Gonzalez,

Adorei o livro A lua de Joana, pois apela muito ao que acontece hoje em dia. Foi um dos melhores livros que já li! Tem uma história muito comovente que me fez chorar muitas vezes. A personagem de que eu menos gostei foi a Joana, pois ao escrever as cartas para a sua amiga Marta mostra-se muito intrigada por ela se ter metido nas drogas, mas no fim também ela acaba por morrer da mesma forma... Adorei o livro, prendeu-me do princípio ao fim. Acho que a senhora é uma excelente escritora.

Da leitora que muito a admira,

Helena David


Texto e ilustração de Helena David Rosa

quarta-feira, 23 de março de 2011

UM POSTAL PARA SÉVERIN, PERSONAGEM DE O GRANDE DESAFIO, de CHRIS LANDIER

UM POSTAL VALE MIL IDEIAS

Caro Séverin,

Não quero retirar-lhe muito do seu tempo, tentarei ser breve nas minhas palavras de admiração em relação aos actos que estão relatados no livro O Grande Desafio, de Chris Landier.
Fiquei muito surpreendido pela forma como renunciou à fama numa das suas maiores paixões, o futebol. Preferindo e, muito bem, o amor e o afecto dos que gostam do senhor à glória e à ganância que poderiam cegá-lo.
É por isto que o senhor é um herói com muito mais importância do que o Batman, o Homem-Aranha, e outros, pois nunca abandonou os que ama, embora tenha sofrido imenso com o desprezo que revelaram, a certa altura, em relação a si.
Do seu admirador,
João Lima

UM POSTAL PARA O ILUSTRADOR DANIEL SILVA


UM POSTAL VALE MIL IDEIAS

Caro Sr. Daniel Silva,

Achei as ilustrações de O livro que só queria ser lido muito bonitas e criativas. Foi um prazer observá-las à medida que ia lendo o texto.
João Mataloto

segunda-feira, 21 de março de 2011

NO CENTRO CIÊNCIA VIVA, EM ESTREMOZ









Dia 21 de Março... Um dia REPLETO de CONHECIMENTO e de CIÊNCIA, no Centro Ciência Viva de Estremoz. Fica o registo fotográfico possível...




UM POSTAL PARA JOANA BARROS, PERSONAGEM DO LIVRO JANE BLONDE - ESPIOLHA SENSACIONAL, DE JILL MARSHALL


UM POSTAL VALE MIL IDEIAS

Joana Barros,
Ao ler o teu livro, Jane Blonde – espiolha sensacional, fiquei especialmente fascinada com a tua energia no desenrolar da história. Adorei a mudança radical que a tua vida sofreu. Transformar uma “rapariga invisível”, aparentemente normal, numa espiã de alto calibre é, sem dúvida, o que todas as jovens desejam.
Devorei o livro com a mesma intensidade com que tu enfrentaste os teus opositores, no entanto, a desilusão chegou, quando a última palavra da derradeira página surgiu. Fiquei desesperadamente à espera de mais … vasculhei todas as prateleiras das livrarias … visitei todos os lugares inimagináveis e remotos … e NADA!
Envio-te este postal como uma missiva, para que tu, com as tuas poderosas técnicas, me dês uma pista, que me seja útil, na procura do livro que continua as tuas aventuras!
Carolina Martins

UM POSTAL PARA JOHN GROGAN, AUTOR DE MARLEY & EU


UM POSTAL VALE MIL IDEIAS


Sr. John Grogan,
Gostei muito de ler o seu livro Marley & eu. Também vi o filme para aprofundar o conhecimento e perceber as diferenças.
A minha personagem favorita foi Marley, o cão. É um cão grande, notável, observador, racional e incisivo. À medida que fui lendo o livro, reparei que existem muitas partes de tristeza (quando o cão morre) e de alegria (quando nascem os bebés, por exemplo). Mas do que gostei mais foi do facto da história ser enternecedora e inesquecível, pois fala de uma família e do seu cão muito mal comportado; o pior cão do mundo, que nos ensina o que realmente importa na vida.
Da leitora que muito o admira,
Teresa Costa

Um postal para John Boyne, autor de O rapaz do pijama às riscas


UM POSTAL VALE MIL IDEIAS

Caro Sr. Boyne,

Escreveu um livro que me mostrou outra face do passado. Um livro que me falou de um terrível regime como o Nazismo. Mostrou-me como a ignorância é um estado que nos cega da verdade que acontece à nossa volta, podendo fazer-nos sofrer e, sem dar conta, fazer com que padeçamos…

Do leitor,
Pedro Latas

domingo, 20 de março de 2011

OUTRO POSTAL PARA SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN


UM POSTAL VALE MIL IDEIAS


Cara Sophia de Mello Breyner Andresen,

Gostei muito do livro O Cavaleiro da Dinamarca, pois criou-o com criatividade, originalidade e dedicação.
Gostaria de ter vivido o momento em que o Cavaleiro chegou a Veneza e à Terra Santa.
Este livro mostrou-me como devo seguir em frente, continuar sem desistir, até alcançar os meus alvos e objectivos.
Dedico-me à leitura dos seus livros, sinto as palavras e as imagens que os embelezam…
Anseio pelo próximo livro e sonho como será… sonhando com as emoções que virão… Até lá, guardo O Cavaleiro da Dinamarca no meu coração... Os locais por onde o Cavaleiro passou, como conseguiu ultrapassar as dificuldades e como conseguiu cumprir a sua promessa.

Obrigada pelos momentos que me proporcionou.
Daniela

Texto e ilustração de Daniela Alvarinho

UM POSTAL PARA SOPHIA DE MELLO BREYNER


UM POSTAL VALE MIL IDEIAS

Cara Senhora,

Gostei de ler O Cavaleiro da Dinamarca porque, à medida que a historia avança, nós, leitores, vamos conhecendo sítios novos e, apesar de não aparecerem fotografias a mostrá-los, através das suas descrições, idealizamos os locais. Também gostei das histórias contadas pelos amigos do Cavaleiro, gostei principalmente da história de Vanina e Guidobaldo.
Da leitora,
Ana Almeida

Texto e ilustração de Ana Almeida

sábado, 19 de março de 2011

UM POSTAL VALE MIL IDEIAS: UM POSTAL PARA LUÍS SEPÚLVEDA


O Plano Nacional de Leitura lançou-nos o desafio de criarmos um postal ilustrado dirigido ao autor ou ilustrador de um livro ou a uma das suas personagens. Aceitámos o desafio, escolhendo um livro que tivéssemos lido e, a propósito deste, escrevemos um pequeno texto adequado a um postal. Neste postal, cada aluno referiu aspectos que lhes despertaram interesse no livro ou colocou questões ao destinatário escolhido, mostrando que as poucas palavras do pequeno texto de um postal podem conter mil ideias, que são interpretadas e representadas através de elementos da comunicação visual. Este trabalho foi desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Visual.
O texto e a imagem que apresentamos são da autoria da Leonor Ferreira, do 7ºE, claro.

Caríssimo Sr. Luís Sepúlveda,

É com muito gosto que lhe escrevo estas escassas linhas sobre um livro tão belo e fascinante como A História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar.
Nesta história, tão simples mas cheia de significado, apercebemo-nos de que conseguimos atingir os nossos objectivos, por mais inalcançáveis que nos possam parecer, basta para isso que nos empenhemos e esforcemos como Ditosa, a gaivota. Contudo, sozinha estaria condenada ao fracasso, precisou dos gatos do porto para vencer! O que seria da gaivota sem esta preciosa ajuda? O poder da amizade e da união é imenso, não tem limites!
Uma história de amizade entre uma gaivota e um gato, à partida, pareceria impossível, mas é a amizade entre seres tão diferentes que torna esta narrativa especial. Devemos aproveitar o que há de diferente em cada um de nós para chegarmos mais longe…
Com Zorbas aprendemos a cumprir uma promessa, a sermos leais connosco e com o próximo. Confiando em nós e nos outros, o nosso “voo” será mais alto, tão alto como o voo de uma gaivota que aprendeu a voar com um gato…

Obrigada pela lição de vida que me proporcionou.

Leonor Ferreira

terça-feira, 15 de março de 2011

OS DIREITOS DA CRIANÇA


Nas aulas de Formação Cívica, reflectimos sobre os Direitos da Criança. A Leonor e a Teresa partilham connosco as suas ideias e conclusões.

Todas as crianças têm os mesmos direitos, devendo ser respeitadas sem distinção ou discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião... Por isso, na Declaração dos Direitos das Crianças, adoptada pela Assembleia das Nações Unidas, estão estabelecidos dez princípios importantes, no entanto, muitas pessoas contrariam esses princípios, deixando muitas crianças tristes e solitárias, desamparadas e sem dignidade. Algumas vezes, os próprios pais abandonam-nas, ficando sem abrigo e morrendo à fome, porque muitos dos cidadãos do Mundo não aceitam crianças com defeitos. Por exemplo, muitas vezes, as crianças são gozadas e maltratadas por colegas e até mesmo por adultos, por serem diferentes, por terem deficiências físicas, por serem de outro sexo, por terem dificuldades na prática de desportos, por terem outra língua ou religião, enfim, por serem diferentes.
Compete-nos contrariar e condenar estas situações, tendo atitudes cívicas e respeitadoras, aceitando e integrando o próximo com as suas diferenças.

Leonor Ferreira e Teresa Costa

quinta-feira, 10 de março de 2011

PORQUE LER É FUNDAMENTAL, TODAS AS SEMANAS APRESENTAMOS UM LIVRO




A apresentação de livros é já uma rotina de oralidade. Lendo, adquirimos novas experiências, vivemos outras realidades, imaginamos tempos e locais, sentimos emoções, enquanto enriquecemos o nosso conhecimento do mundo e alargamos o vocabulário. Com as apresentações de livros à turma, também aprendemos a comunicar em público, aos poucos ganhamos maior confiança em nós próprios e desenvolvemos as nossas competências orais.
As duas últimas apresentações foram da Carolina Martins e da Débora Gomes. A Carolina apresentou-nos a colecção As Gémeas, de Enid Blyton e a Débora partilhou a sua leitura de Tomás e Bianca, de Maria Teresa Maia Gonzalez. Ambas nos proporcionaram enriquecedores e agradáveis momentos em torno da leitura, incentivando-nos a LER.

sexta-feira, 4 de março de 2011

WHO DOES THE HOUSEWORK IN YOUR HOME?


IS YOUR FAMILY LIKE THIS?


Hello! At home almost everybody helps. My mother usually cooks. She also does the cleaning, vacuums the house and washes the backyard. My mother also does the washing up with my father while I and my sister clean the table.
My dad also helps with the money. He controls all our bills. He works with the financial tasks like the rent, gas and water. He also does the construction chores. He paints the walls and hangs the pictures. He constructed a little backyard house to keep our bikes, tools and toys.
My sister is the lazy one. She rarely cleans the table. The only thing she does is clean her room and make the bed. She sometimes cooks the dinner when we’re alone at home. She makes very good pasta with tomato on it. I help her making the salad.
I usually clean my room and make my bed. I would like to do other things like cooking, but my parents say it’s too dangerous so I only make the salad. Thanks God we don’t need a cleaner. They’re too expensive, and if we hired one that means we would have money problems. But fortunately we don’t need one.

PEDRO LATAS