sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DO THEY KNOW IT'S CHRISTMAS?











Depois de vários ensaios nas aulas de Inglês e de Música, chegou o dia de mostrarmos a toda a escola a canção de Natal que preparámos com muito empenho e entusiasmo: Do they know it’s Christmas?, um tema dos anos 80, da autoria de Band Aid.
Tratou-se de uma actividade que envolveu toda a turma e ainda os alunos do 7ºF que frequentam a disciplina de Música. A Daniela Geadas, o João Fernandes, o João Santos, o Pedro Latas e o Luís Ramalhosa cantaram a solo; à viola estiveram a Helena Rosa, o João Fernandes e o professor José Luís. Choveram aplausos!
Todos estão de parabéns pelo empenho e pela forma responsável como actuaram. É muito gratificante para professores e alunos sentir que valeu a pena o trabalho desenvolvido.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

LER+ COM A MÃE DA NICOLE


Hoje, a mãe da Nicole veio mostrar-nos que o coração de mãe não é apenas um músculo que bate sem parar... mas sim um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas… É isso mesmo, trouxe consigo o livro Coração de Mãe, da editora Planeta Tangerina, e contagiou-nos com o seu entusiasmo e simpatia. Foram momentos de leitura e de partilha de ideias que certamente guardaremos na nossas memórias.

Partilhamos fragmentos deste Coração de Mãe:

Quando os filhos dão gargalhadas,
o coração de mãe até canta.
Quando um filho está triste,
o coração de mãe parte-se em mil bocadinhos.

Quando um filho fica doente,
o coração de mãe fica às pintinhas (e muito mais pequenino…).
Mas o coração de mãe volta a crescer
quando um filho se sente finalmente melhor!

O coração de mãe fica branco (sem pinga de sangue) quando o filho dá um grande trambolhão.

O coração de mãe congela quando um filho se perde no meio da multidão.

Coração de Mãe, Texto: Isabel Minhós Martins, Ilustrações: Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O 7ºE nos JOGOS MATEMÁTICOS


O nosso “grande” João Santos passou à fase Inter-Escolas dos Jogos Matemáticos, na modalidade Ouri, com duas vitórias e um empate.
Parabéns e muita, muita sorte no dia 15 de Dezembro, na EB 2,3 de Santa Clara.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Recebemos uma convidada!


A mãe da Carolina Martins hoje foi nossa convidada. Veio partilhar momentos de poesia, o que à partida não é tarefa fácil. Mas foi muito bem sucedida! Conseguiu cativar-nos, incentivando-nos a sentir e a “procurar” a poesia nas pequenas coisas do dia-a-dia e a escrever as nossas emoções, pensamentos, memórias, sensações …
Agradecemos à mãe da Carolina por nos ter proporcionado momentos poéticos tão enriquecedores. É bom contar com os pais/encarregados de educação na promoção da leitura.


Partilhamos alguns dos poemas que proporcionaram uma reflexão sobre o significado de poesia.

A um Jovem Poeta

Procura a rosa.
Onde ela estiver
estás tu fora
de ti. Procura-a em prosa, pode ser

que em prosa ela floresça
ainda, sob tanta
metáfora; pode ser, e que quando
nela te vires te reconheças

como diante de uma infância
inicial não embaciada
de nenhuma palavra
e nenhuma lembrança.

Talvez possas então
escrever sem porquê,
evidência de novo da Razão
e passagem para o que não se vê.

Manuel António Pina, in "Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança"


AS ÁRVORES E OS LIVROS

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.


E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.


As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário, Lisboa, Assírio & Alvim, 1999

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O JOÃO LIMA LANÇA-NOS UM GRANDE DESAFIO


Hoje foi a vez do João Lima apresentar um livro na aula de Língua Portuguesa. Escolheu O Grande Desafio, de Chris Landier, um livro já com alguns anos, mas que, pelos vistos, continua a agradar aos adolescentes de hoje. E porquê? Porque não se trata de um simples livro sobre futebol, é também um livro sobre a amizade, a ética, a liberdade, enfim, sobre a condição humana. Tudo isto numa linguagem simples e acessível.
O João foi brilhante na sua apresentação! Num discurso fluente e bem organizado, suscitou em nós a vontade de ler o livro. Parabéns João! És um excelente comunicador!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ESTAMOS DE PARABÉNS!


Hoje à tarde, fomos à DREALE assistir à entrega dos prémios do concurso "DIREITOS DA CRIANÇA: eu tenho direitos",promovido pela CPCJ de Évora.
A NICOLE conseguiu o 1º lugar na categoria Escrita Criativa. Parabéns!
O Pedro Latas e a Daniela Alvarinho também nos orgulharam com a leitura dos seus textos, mas, infelizmente, só há um vencedor.
No final, o Pedro surpreendeu-nos com a apresentação de uma composição musical da sua autoria. Apenas 12 anos e tanta força e coragem!
Foi uma tarde enriquecedora e muito preenchida. Artes plásticas, fotografia, expressão dramática, escrita criativa, música fizeram-nos reflectir sobre os Direitos da Criança, direitos que são, diariamente, desrespeitados e ignorados, um pouco por todo o mundo.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PARTILHAMOS AS NOSSAS LEITURAS


Ontem, quarta-feira, na aula de Língua Portuguesa, a Leonor Ferreira, apresentou-nos (e muito bem) o livro História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, do escritor chileno Luís Sepúlveda. Uma história simples, doce e comovente sobre o valor da amizade, da união, da luta pela consecução dos nossos objectivos, da aceitação do outro, com todas as suas diferenças... Uma lição de vida... Um livro para todas as idades.